A incontinência urinária é um problema mais comum do que imaginamos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, ela atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, e 40% das gestantes.
Este problema pode trazer situações constrangedoras e afetar até mesmo a autoestima e a vida em sociedade dessas mulheres.
Quer entender melhor porque a incontinência urinária acontece e como pode ser tratada? Leia o post completo!
O que é incontinência urinária?
Trata-se de uma doença caracterizada pela eliminação involuntária de urina. Em alguns casos, a perda é pequena e o paciente pode não perceber o problema.
A incontinência pode ser de três tipos:
- de esforço: ocorre durante atividades em que há a contração da região abdominal, como tossir, rir, espirrar, praticar exercícios físicos de alto impacto, etc;
- de urgência: quando a pessoa tem vontade repentina de urinar e não consegue chegar no banheiro a tempo;
- mista: a combinação dos dois fatores citados acima.
Entre as diversas causas da doença, podemos citar a perda da massa muscular e as alterações hormonais provocadas pela menopausa, além de questões como a retirada do útero, obesidade, muitos partos vaginais e sedentarismo.
Até mesmo a anatomia do órgão genital feminino contribui para que o problema seja mais comum nas mulheres do que nos homens.
Como a incontinência afeta a rotina?
A incontinência traz diversas restrições à vida das pessoas que sofrem com o problema, diminuindo muito a realização de atividades e impactando até mesmo a independência dessas mulheres.
Entre as atividades evitadas por medo de uma situação constrangedora, podemos citar encontros sociais, viagens longas, participação em cultos religiosos, e atividades de lazer como clubes e festas.
Algumas mulheres sentem dificuldade até mesmo para trabalhar, pois precisam de um local em que o banheiro seja de fácil acesso. Donas de casa precisam parar as atividades inúmeras vezes para esvaziar a bexiga.
Até mesmo atletas podem ter problemas de incontinência ao correr, levantar peso ou realizar alguma outra prática.
Para conter o problema algumas medidas paliativas são adotadas, como o uso de absorventes, diminuição da quantidade de água consumida e eliminação da urina em intervalos regulares
Outras optam por sempre levar uma troca de roupa na bolsa, para que consiga tirar as peças molhadas caso a incontinência ocorra.
Mas nenhuma dessas alternativas é capaz de diminuir o constrangimento causado pela situação. Além da mancha ser percebida rapidamente, o forte cheiro da urina chama a atenção das pessoas ao redor.
O problema tem solução!
A boa notícia é que hoje contamos com tratamentos modernos e muito eficazes para resolver a incontinência urinária e trazer mais qualidade de vida.
Com o tratamento a laser, é possível eliminar o problema na maioria dos casos, de maneira indolor e rápida. O procedimento é tão simples que não requer internação, nem anestesia.
Com um transdutor muito semelhante ao aparelho usado para o ultrassom vaginal, o aparelho provoca um aumento da vascularização do canal vaginal, fortalecendo a região.
Geralmente, são necessárias de duas a três sessões para resolver a questão.
O tratamento a laser também contribui para outros aspectos da saúde íntima feminina, como ressecamento vaginal e dor durante a relação sexual.
Há alguma contra-indicação?
Se houver alguma lesão no colo uterino ou na vagina, é melhor não fazer o tratamento a laser até que a região esteja curada.
O mesmo vale para pessoas que estejam com infecção vaginal ou urinária, ou apresentem algum transtorno intestinal em poucos dias antes da sessão.
Sobre o Evo Íntimo
Pensando em atender as mulheres que sofrem com a incontinência urinária, oferecemos nas nossas clínicas o Evo Íntimo ― tratamento a laser para a região vaginal.
A recuperação é bem rápida, permitindo que a mulher retome normalmente as suas atividades, recomendando-se apenas que a paciente evite relações sexuais durante os dias de intervenção.
Também não há sangramentos nem dor, durante e após a aplicação.
Com o Evo Íntimo, você pode ter uma rotina normal, sem medo de ter algum acidente relacionado à urina. Sua saúde e confiança vão melhorar muito!
A importância de contar com profissionais preparados
As aplicações voltadas para melhorar a saúde da mulher exigem o trabalho de pessoas especializadas, que saibam exatamente como fazer os procedimentos e consigam dar todo o suporte necessário à paciente.
A Evolaser conta com uma experiência sólida em tratamentos a laser, garantindo o bem-estar da mulher.
Com aparelhos de alta tecnologia, nossa clínica oferece total assepsia e segurança.
Nossos profissionais qualificados estão prontos para solucionar todas as dúvidas e oferecer um ambiente confortável para as aplicações. São biomédicas e fisioterapeutas cuidando de você com toda a dedicação e seriedade.
Sim, a incontinência urinária é incômoda, mas tem cura! Quer resolver o problema e não passar mais pela insegurança de não poder tossir ou rir em uma reunião ou evento social?
Conte com a ajuda da Evolaser para isso!