Blog EVO

Sofre de incontinência urinária? Saiba como o tratamento a laser pode ajudar!


Postado em: 30/04/2021

Em: - Dúvidas Por:

Compartilhe

A incontinência urinária é um problema mais comum do que imaginamos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, ela atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, e 40% das gestantes.

Este problema pode trazer situações constrangedoras e afetar até mesmo a autoestima e a vida em sociedade dessas mulheres.

Quer entender melhor porque a incontinência urinária acontece e como pode ser tratada? Leia o post completo!

O que é incontinência urinária?

Trata-se de uma doença caracterizada pela eliminação involuntária de urina. Em alguns casos, a perda é pequena e o paciente pode não perceber o problema.

A incontinência pode ser de três tipos:

  • de esforço: ocorre durante atividades em que há a contração da região abdominal, como tossir, rir, espirrar, praticar exercícios físicos de alto impacto, etc;
  • de urgência: quando a pessoa tem vontade repentina de urinar e não consegue chegar no banheiro a tempo;
  • mista: a combinação dos dois fatores citados acima.

Entre as diversas causas da doença, podemos citar a perda da massa muscular e as alterações hormonais provocadas pela menopausa, além de questões como a retirada do útero, obesidade, muitos partos vaginais e sedentarismo.

Até mesmo a anatomia do órgão genital feminino contribui para que o problema seja mais comum nas mulheres do que nos homens.

Como a incontinência afeta a rotina?

A incontinência traz diversas restrições à vida das pessoas que sofrem com o problema, diminuindo muito a realização de atividades e impactando até mesmo a independência dessas mulheres.

Entre as atividades evitadas por medo de uma situação constrangedora, podemos citar encontros sociais, viagens longas, participação em cultos religiosos, e atividades de lazer como clubes e festas.

Algumas mulheres sentem dificuldade até mesmo para trabalhar, pois precisam de um local em que o banheiro seja de fácil acesso. Donas de casa precisam parar as atividades inúmeras vezes para esvaziar a bexiga.

Até mesmo atletas podem ter problemas de incontinência ao correr, levantar peso ou realizar alguma outra prática.

Para conter o problema algumas medidas paliativas são adotadas, como o uso de absorventes, diminuição da quantidade de água consumida e eliminação da urina em intervalos regulares

Outras optam por sempre levar uma troca de roupa na bolsa, para que consiga tirar as peças molhadas caso a incontinência ocorra.

Mas nenhuma dessas alternativas é capaz de diminuir o constrangimento causado pela situação. Além da mancha ser percebida rapidamente, o forte cheiro da urina chama a atenção das pessoas ao redor.

O problema tem solução!

A boa notícia é que hoje contamos com tratamentos modernos e muito eficazes para resolver a incontinência urinária e trazer mais qualidade de vida.

Com o tratamento a laser, é possível eliminar o problema na maioria dos casos, de maneira indolor e rápida. O procedimento é tão simples que não requer internação, nem anestesia.

Com um transdutor muito semelhante ao aparelho usado para o ultrassom vaginal, o aparelho provoca um aumento da vascularização do canal vaginal, fortalecendo a região.

Geralmente, são necessárias de duas a três sessões para resolver a questão.

O tratamento a laser também contribui para outros aspectos da saúde íntima feminina, como ressecamento vaginal e dor durante a relação sexual.

Há alguma contra-indicação?

Se houver alguma lesão no colo uterino ou na vagina, é melhor não fazer o tratamento a laser até que a região esteja curada.

O mesmo vale para pessoas que estejam com infecção vaginal ou urinária, ou apresentem algum transtorno intestinal em poucos dias antes da sessão.

Sobre o Evo Íntimo

Pensando em atender as mulheres que sofrem com a incontinência urinária, oferecemos nas nossas clínicas o Evo Íntimo ― tratamento a laser para a região vaginal.

A recuperação é bem rápida, permitindo que a mulher retome normalmente as suas atividades, recomendando-se apenas que a paciente evite relações sexuais durante os dias de intervenção.

Também não há sangramentos nem dor, durante e após a aplicação.

Com o Evo Íntimo, você pode ter uma rotina normal, sem medo de ter algum acidente relacionado à urina. Sua saúde e confiança vão melhorar muito!

A importância de contar com profissionais preparados

As aplicações voltadas para melhorar a saúde da mulher exigem o trabalho de pessoas especializadas, que saibam exatamente como fazer os procedimentos e consigam dar todo o suporte necessário à paciente.

A Evolaser conta com uma experiência sólida em tratamentos a laser, garantindo o bem-estar da mulher.

Com aparelhos de alta tecnologia, nossa clínica oferece total assepsia e segurança.

Nossos profissionais qualificados estão prontos para solucionar todas as dúvidas e oferecer um ambiente confortável para as aplicações. São biomédicas e fisioterapeutas cuidando de você com toda a dedicação e seriedade.

Sim, a incontinência urinária é incômoda, mas tem cura! Quer resolver o problema e não passar mais pela insegurança de não poder tossir ou rir em uma reunião ou evento social?

Conte com a ajuda da Evolaser para isso!

Curtiu o post? Compartilhe: