Se você deseja se livrar do incômodo das rugas e linhas de expressão, temos uma dica certeira para você: Toxina Botulínica.
A famosa toxina botulínica também conhecida como “Botox” é a substância perfeita para quem deseja “parar no tempo” e combater e prevenir as ruguinhas indesejadas. Mas antes de irmos por trás desse procedimento bastante procurado nas clínicas estéticas, precisamos entender o que de fato é a toxina botulínica.
O que é?
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela possui substâncias que quando administradas em algumas regiões, bloqueiam os sinais de movimento do músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. É o melhor e mais seguro método de rejuvenescimento, pois além de tratar as rugas já existentes, também previne as futuras.
Para que serve a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, principalmente as geradas pelos movimentos repetitivos, nas regiões da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, pés de galinha (área dos olhos).
Além dessas regiões, o procedimento é indicado para quem deseja levantar as sobrancelhas, abrir os olhos (ocidentalização das orientais), levantar a ponta do nariz, corrigir o sorriso gengival e também para o tratamento de hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.
No caso do excesso de suor, há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Dessa forma, uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio.
O procedimento pode contribuir ainda no tratamento de cefaleias tensionais e enxaquecas, sialorréia, estrabismo congênito e paralisia cerebral.
Como é aplicada a Toxina Botulínica?
O botox é aplicado com pequenas injeções em alguns músculos específicos da face para relaxar sua contração e, consequentemente, impedir a formação de rugas ao falar e realizar determinadas expressões.
Para a contração de um músculo, o que ocorre é um estímulo elétrico originado do cérebro, atravessando a medula espinhal e correndo pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.
A aplicação é praticamente indolor e o início do efeito surge após 2 a 3 dias, com uma paralisação progressiva do músculo, e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. O efeito pode durar entre 4 a 6 meses, por isso precisa de manutenção regular para manter o resultado.
O procedimento é seguro, oferecendo baixo risco de complicações. Se você tem interesse em realizar o procedimento Botox, encontre a unidade Evolaser mais próxima de você e agende o seu horário!