Microagulhamento, também chamado de indução percutânea de colágeno, é uma técnica descrita há mais de 5 mil anos pelos chineses, os quais utilizaram aparelhos semelhantes porém obviamente, mais rudimentares. Ao longo dos anos a técnica foi aperfeiçoada e hoje conta com equipamentos especializados e uma otimização dos resultados.
São inúmeros os benefícios do microagulhamento, que é um procedimento escolhido por milhares de homens e mulheres para solucionar incômodos tanto faciais quanto corporais. A técnica é a solução para quem deseja melhorar a pele, isso porque o tratamento estimula o colágeno da pele e reduz os sinais de envelhecimento através de agulhas muito finas que facilitam a aplicação dos ativos.
O microagulhamento é indicado para homens e mulheres que desejam melhorar rugas, flacidez, cicatrizes de estrias e acnes. Queda capilar, queimaduras e cicatrizes hipertróficas também são outras indicações que podemos associar a técnica.
Como ele é realizado?
O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas, como por exemplo, rolos que sustentam as agulhas ou equipamentos automáticos que regulam a profundidade das agulhas associadas a radiofrequência.
Porém, a forma mais comum de aplicação é com agulhas feitas de aço cirúrgico ou titânio, as quais podem estar dispostas em dermaroller ou em uma caneta. Com isso, são realizados movimentos de vai e vem em toda área a ser tratada. Em média, são feitas de 10 a 15 passadas em um mesmo local e com quatro cruzamentos cada, a fim de penetrar com eficiência os ativos.
A técnica pode ser aplicada em todos os tipos de pele e em todas as áreas. O tipo de pressão e agulha utilizada vai variar de acordo com o objetivo do tratamento. Mas de qualquer forma, em regiões mais sensíveis, é importante que sejam utilizadas agulhas mais finas.
Quando é indicado o tratamento de Microagulhamento?
Cicatrizes de acne e estria: com a técnica, a pele é perfurada criando múltiplos microcanais que estimulam a derme renovando o colágeno e a angiogênese.
Rejuvenescimento facial: melhora a aparência envelhecida por meio de redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora a textura da pele e aumenta a luminosidade.
Flacidez: o microagulhamento estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina, restaurando a pele, que fica mais firme e saudável com essas substâncias em excesso.
Calvície: com a criação dos orifícios, acontece o sangramento e com ele, a sinalização de plaquetas que ajudam a conter o sangramento. Com isso, inicia-se uma produção de fatores de crescimento estimulando as células a formarem o colágeno e os queratinócitos a produzirem a queratina que forma o cabelo.
Melasma: as perfurações causadas pelas microagulhas são capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele. Outras técnicas associadas ao microagulhamento podem auxiliar no clareamento das manchas, acelerando a remoção do melasma
Mitos e verdades sobre Microagulhamento:
Mitos:
- Para chegar ao resultado, são necessárias muitas sessões.
- O Dermaroller, aparelho utilizado na técnica, é indicado apenas para quem possui rugas.
- O mesmo roller pode ser utilizado mais de uma vez e por diversas pessoas.
- Há restrição de idade para fazer o tratamento
- Não existem contraindicações para a técnica
Verdades:
- Logo após o procedimento, pode-se trabalhar normalmente.
- As microlesões se fecham pouco tempo após o procedimento.
- Existe mais de um tipo de rolo para realização da técnica
- Quem possui acne na pele pode fazer, mas é obrigatório passar por uma avaliação antes.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado! Para mais informações ou agendamento do Microagulhamento, entre em contato conosco: